domingo, 3 de junho de 2012

Sábado num pequeno mercado...

Olá amigas !
Crise, crise e mais crise. São muitas as pessoas que se encontram apreensivas com a actual situação do País. O aumento dos produtos alimentares é uma das maiores preocupações de quem se vê sem emprego ou com baixos rendimentos e com encargos mensais. Mas, ainda assim, há maneiras de contornar a situação, sem passar mal, capazes de garantir uma dieta alimentar equilibrada e mais acessível à carteira.
Aqui em casa tentamos sempre preparar boas refeições, e o mais económicas possíveis, não esquecendo o seu valor nutritivo.
Uma das maneiras que optámos, foi comprar tudo o que é legumes e frutas em pequenos mercados. Conseguimos desta forma poupar algum dinheiro, consumimos produtos de melhor qualidade, pois são de pequenos agricultores, são sempre produtos da época, e mais frescos.

 Posso dizer que os legumes que compro no sábado duram a semana toda, se os comprar no hiper-mercado, a meio da semana estão todos amarelos.
Adoro vir ao mercado, estou sempre desejosa de chegar sábado !

Já provámos as primeiras cerejas !
Eram do Fundão... Muitas boas.





Aqui, ao Sr. José, costumo comprar os suspiros e o pão. Ele tem uma broa de milho e centeio que é uma delicia !

È também neste mercado que compro as minhas ervinhas aromáticas para plantar na hortinha.
Foi aqui que comprei tudo o que tenho na minha hortinha: alfaces, pimentos, tomates, courgette, cebolas, gastei cerca de 6€ para tudo e vai render muito mais. Por exemplo: 15 alfaces para plantar custaram-me 1€.
Se não tiverem nenhum mercado ao pé de casa, procurem o mais perto e façam todos os sábados um passeio em familia, as crianças acham muito divertido todo o ambiente do mercado.
Sigam esta dica, e passem a fazer compras nos pequenos mercados, vejam a diferença, na carteira e na qualidade !


Beijinhos e tenham uma boa semana !

22 comentários:

  1. É a guerra contra a carestia e também a crise, a carestia é notória também aqui. Boa sorte.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Sempre que posso vou a praça/feira, realmente é muito mais barato.
    Destaco três pontos positivos - preço, qualidade e simpatia. É da maneira que ajudamos os habitantes locais a sobreviver tambem.

    Beijos**

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga!!

    Cá por casa, também adoramos ir ao mercado ao Sábado de manhã... só o cheirinho das frutas e verduras, vale tudo!! :))

    Adoro cerejas... este ano ainda não consegui comprar "aquelas" cerejas que me fazem delirar mas, ainda, não perdi a esperança...

    Beijoca e bom início de semana para ti

    ResponderEliminar
  4. A PRAÇA FICA UM POUCO LONGE AQUI DE CASA POR ISSO COMPRO TUDO AQUI NUM POMAR PERTO DE CASA.
    NÃO GOSTO DE COMPRAR ESSAS COISAS NOS HIPER PORQUE SÃO MAIS CARAS.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho a sorte de passar todos os dias à porta de um. A senhora onde compro a fruta e alguns legumes já a conhço desde que tinha uns 15 anos. Tinha um mini mercado perto da casa dos meus pais.A fruta pode não ter as promoções dos hipers mas duram mais tempo sem se estragarem. A senhora do pão, sempre simpática,gosto de lhe comprar as vianas, os pães de leite e as ferraduras de azeite. Só encontro lá este sabor à infância...
    Bjs Ana

    ResponderEliminar
  6. São estes os tempos, sim, amiga. Há que encará-los com realidade e tentar contornar as dificuldades que se apresentam e o recurso ao mercado tradicional traz todas as vantagens de que falas, mas também permite essa memória dos dias nas crianças.

    Quanto à hortinha, tenho andado tentada a começá-la. Vamos ver se o teu bom exemplo me motiva e passo à concretização.

    Bom fim de Domingo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Adorei as dicas!!! Parabéns!!!
    Grande beijo e uma ótima semana, Irene

    ResponderEliminar
  8. Adorei as fotos tudo bem fresquinho,eu compro as verduras da feira as do supermercados elas estragam mais rapidas,boa semana beijos

    ResponderEliminar
  9. Olá! Eu tenho a sorte de trabalhar muito perto de um mercado do qual sou frequentadora assídua já há uns anos. Realmente não tem nada a ver a qualidade e o preço dos produtos.

    :) Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Olá olá amiga!!!!!!

    É verdade que os produtos nos mercados são mais baratos e de melhor qualidade!!!!
    OBRIGADA pelas tuas dicas sempre muito úteis!!!!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá
    Eu também prefiro comprar todas as verduras no mercado. Também penso que são mais baratas e de melhor qualidade. Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Também adoro os pequenos mercados. É tudo mais fresco e a melhor preço, mas infelizmente só posso ir ao sábado.
    Beijinhos

    http://beleza-natural2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Olá moranguetes,
    Também gosto muito de ir aos mercados. Nem sempre as coisas são mais baratas que nos supermercados (pelo menos aqui no Algarve) porém é indiscutivel que a qualidade é completamente diferente e até se encontram coisas que não há à venda nos supermercados, como é o caso das Beldroegas...
    Beijinhos dos Ratinhos Cozinheiros

    ResponderEliminar
  14. ¡¡Vaya mercado!! Y tú muy guapa, es un gusto tu blog. Perfecto.
    Besitos y feliz tarde!

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,

    Somos duas !
    Não dispenso a "praça" ou mercado, como entendam chamar-lhe...
    Não que não frequente os hipers, mas de facto gosto muito de dar a minha "voltinha saloia" , como lhe chamo, ao sábado de manhã e ver que fresquinhos me oferecem !
    Também já os "conheço" a todos, aos anos que lá vou...
    É sempre uma tradição que gosto de preservar !

    Gostei muito de a ver a deambular pelo mercado e de ler as suas "aventuras " por lá !
    Obrigada por partilhar.

    Quanto à crise: ela não é para todos e não me parece que haja assim tanta, a julgar pelos restaurantes, cinemas, espectáculos e eventos cheiinhos de gente. :-)


    Beijos, boa semana


    www.blogdochocolate.com

    ResponderEliminar
  16. Que linda que estás ali a fazer compras Moranguetes!
    Ao contrário de ti eu detesto ir aos mercados! Não sei explicar porque, mas não gosto.
    Reconheço que faria compras bem melhores e produtos mais frescos e maior qualidade, mas na hora arranjo sempre uma desculpa e não vou!
    Fiquei aqui a ver as tuas fotos e a pensar como sou uma tonta! Preciso mudar...
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Hum, quanta coisa gostosa no seu mercado, adoro compras...

    Beijos
    Boa semana
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  18. pois é temos que dar a ganhar aqueles que sabem o que é bom bjs boa semana

    ResponderEliminar
  19. Ótimas dicas, Moranguetes! Aqui no Brasil as coisas também não estão nada fáceis.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  20. Concordo. Adoro ir ao mercado.No meu caso acho que é quase cultural. Fui habituada de miúda. Sem dúvida que há de tudo e muito fresco.
    Boa semana e beijo.

    ResponderEliminar
  21. Ir à praça é sempre muito bom, faço isso sem sacrifício. Hipermercados significa confusão (não compro carne, peixe,frescos em hipermercados,,,não confio

    ResponderEliminar
  22. Olá Anabela. Ainda bem que esta ideia das hortinhas está a progredir. Antes parecia ser só para os mais entendidos mas está mais que provado que não é nada do outro mundo fazer uma horta. Tenho terreno mas a terra é dura e isso desmoraliza-me um pouco. Os meus vizinhos cavam um buraco fundo e colocam outra terra mais fofa. Assim já se pode trabalhá-la, plantando e transplantando , semeando... caso contrário nada crescia. Só mesmo vinha e oliveiras que é o que se vê mais por aqui. Tenho esperança de organizar-me e ... não sei ainda como vou retirar essa terra e avançar com uma hortinha... mas estou a organizar-me para isso. Estou muito agradecida pelas dicas que dás. Felicidades.

    ResponderEliminar

Obrigada pela mensagem.
Beijinhos